27 May 2010

Yangshuo

Em Kunming vendi a bicicleta ao Alex e no dia seguinte, depois de lhe dizer Adeus, entrei numa loja de musica. Ainda experimentei o violino e a viola chinesa mas a escolha foi uma Martinez made in China. Uma guitarra de nivel baixo medio, nao muito ma, uma guitarra que em Portugal custaria uns 200eur, na China custou 90eur. De Kunming rumei para Este...

Em Guilin vejo mais uma cidade de tamanho medio do Sul da China, venho preparado para cidades horriveis e, no inicio pelo menos, ate vejo cidades engracadas. Templos, montanhas lindas em volta, o rio e gente simpatica! Sim, as pessoas riem-se para mim e dizem Hello!

Uma hora a sul, Yangshuo e' uma aldeia turistica com uma paisagem inimaginavel em volta. No centro imperam os restaurantes, hoteis, hostels, bares, discotecas, lojas de souvenirs, taxistas e, claro, turistas como nao tinha visto na China ate ali. No restaurante que escolhi passa o karaoke ambulante: um sujeito velhote com uma coluna, entrega, com o micro portatil, os papeis com as letras ao cantor, a musica comeca a sair daquela coluna portatil em grandes volumes, mas o espectaculo so comeca quando o cantor bebado comeca os seus gemidos euforicos, como variacoes sobre o original chines que eu nunca ouvi e, por cima, para dramatizar, o homem do karaoke toca flauta chinesa. Um melodrama chines em desafinos! Literalmente incrivel...

Mas o que interessa em Yanhgshuo, nao sao estas horas que la passei, sao antes as montanhas, os rios, os bufalos, os campos de arroz e a pousada que la encontrei no meio. A 5kms de Yangshuo gere um casal holandes uma velha quinta restaurada de telhas e paredes simples com paredes pintadas de laranja leve ou azul claro. O dormitorio de quatro camas e' so' para mim e tem tecto de madeira. Num dos patios da quinta ha la uma arvore alta e larga com folhas finas, a Giggling Tree (nome da pousada) e dali vemos os picos verdes e os campos de arroz com bufalos e gente simples com chapeus de bamboo em cone largo. A comida que ali servem vai das pizzas ao applestrudle passando pelos noddles, tudo delicioso! Assim passei 3 dias de grande produtividade, para alem do passeio de bicicleta pelas redondezas que estendeu a fantastica vista do patio, foram algumas paginas escritas (projecto de escrita que apresentarei mais ah frente) e muitas lidas (100 paginas de Deleuze equivalem a 1000 de Balzac).

Entretanto o cabelo e a barba (de 3 meses!!!) desapareceram e as unhas cresceram e ficaram fortes: o gerente oferece-me cafe de borla pelos acordes e o convidado oferecesse para cantar o fado! A paz infelizmente e' interrompida pela implaneada partida, a pousada ficou cheia e eu nao tinha reservado mais dias... Para Yangshuo fui a pe, 5kms pelo verde a cantar bem alto! Cada dia de guitarra, cada dia de mais cantoria: a minha voz pelo verde, ouvidos de bufalo e de chines nao desafinam como os outros ouvidos.

Esta era a China que eu queria ver! Talvez o sitio mais "bonito" do mundo, ou talvez tenha sido so eu, por dentro, ou a minha voz, que dentro, deixou a harmonia verde entrar e vibrar.

A magia de Yangshuo em fotos:
http://www.thecherryblossomgirl.com/yangshuo/10863/

No comments: