14 May 2010

JianShui - YuanYang

Depois de 3 dias sem bicicleta parto para a etapa final desta pequena experiencia em bicicleta. O dia comecou duro com 10kms a subir e depois um sobe e desce confortável. O que me valeu no inicio foi um tractor muito lento a que me agarrei e la fui puxado montanha a cima durante 4kms. Os chineses nao sao tao abertos como no Laos. Mesmo as criancas, aqui ja nao correm atras de mim ou gritam "HELLO!". Algumas sim, mas a maioria das pessoas por quem passo olha com desconfianca e so depois do meu sorriso se riem tambem e acenam. Mas ha sempre gente bem disposta, aqui falo da generalidade.

Depois da subida inicial, foram 50kms a descer sem parar com paisagens incriveis! Numa pequena aldeia almocei com gente sorridente e que me dizia em gestos a cada segundo: e's muito grande, olha que grande que ele e'!

Depois da grande descida, a barragem de Jianshui iniciava uma subida de 25kms montanha acima! Eram 4 e meia da tarde e eu nao sabia a que horas a luz acabava (erro de principiante). Passadas 2 horas, as 6 e meia, tinha feito apenas 14kms, a media na subida era de 7km/h! A paisagem era cada vez melhor mas faltavam ainda 11kms para YuanYang. As pilhas da lanterna tinham acabado no dia anterior a ler no autocarro e, como o seu estava nublado, temia que as 7 da tarde ficasse sem luz. Para tornar tudo melhor, passei uns 200metros de estrada que nao eram estrada, eram lama! Uma festa! E depois, a chuva ligeira. Lama, agua, 94kms nas pernas, a luz do dia a acabar e uma subida brutal pela frente! Comecei a sondar o pouco transito que passava, mas para cima so iam carros. Do nada, aos 95kms, passa uma pequena carrinha que instintivamente aceno para parar. A bicicleta cheia de lama em cima dos bancos, um condutor nao muito sorridente mas prestável leva-me montanha acima nos últimos 10kms de rampa. Assim cheguei a YuanYang, uma pequena cidade de montanha horrível mas com varandas para uma paisagem inimaginável: os arrozais nos socalcos.

No comments: