27 May 2010

Macau - Musica

As ruinas de Sao Paulo sao so' fachada e, por isso, o ícone turistico de Macau (para alem dos casinos) agrada-me imenso. E' como um templo romano de Palmyra na Siria mas e' so' uma catedral. Como se ali víssemos o cristianismo daqui a 1000 anos. Ruinas e fachadas como historia para contar. Sento-me nas escadas e vejo os turistas fotografarem.


O Noel veste de preto e tem uns 50 anos. Passa e pergunta olhando a guitarra se eu toco na rua. A conversa vai pela musica em diante e passados uns minutos ele diz: "esperas por mim 5 minutos e eu vou ali buscar o meu violino". Entretanto ja me tinha ensinado uns acordes e ritmos de jazz manouche (gipsy jazz).


Enquanto pratico, vem o Noel, ao fundo, frances que vive no Cambodja. Diz que quer desenvolver um projecto de alimentacao dos pobres, como uma carrinha de comida que passa pela cidade e alimenta quem quiser. Mas do que ele fala e' de amor. A cada minuto para, sorri e diz a cada uma das mulheres bonitas que passam: "Ola, como te chamas?". Ele e' simpatico e autentico, o amor como efemeridade autentica. Elas adoram-no, e o violino esta todo cravado de mensagens de amor e amizade.


A chuva cai ainda leve e recolhemos a uns degraus cobertos. Os acordes de jazz sao agora acompanhados de improvisacoes de violino. "Eu ja toquei com japoneses, koreanos, mongois, chineses, cambodjianos. As vezes toco so notas simples, como com aquele canto gregoriano mongol em que cantam como se fossem um didgeridou.".


Entretanto ha ja uma nota de 10 patacas aos meus pes e a caixa do violino passa para a nossa frente. E mais 10 hong kong dolares. Tocamos jazz manouche mas tambem as minhas musicas classicas com improviso de violino por cima, recuerdos de alhambra com violino! Mas o ponto alto foi o Libertango, piazzolla onde chegaram mais 20 hong kong dolares (2 euros) e um policia a dizer: "Mr., here you can play but you can't buy". Recolhemos o dinheiro e passados uns tempos os instrumentos. Ah, quando cairam os 20 hong kong dolares (que eu nao vi quem deixou) eu e' que estava a tocar violino como quem toca cello ao som de uns acordes de jazz manouche do Noel!


A terceira forma do capital: 22 anos de papa paga tudo, 8 anos de software paga tudo, e aos 30 anos, uma nova forma de rendimento. E' verdade, nunca tinha ganho dinheiro a fazer seja o que for que nao software (se alguem se lembrar de algum biscate que eu tenha feito que me avise, eu nao me lembro). Hoje uma nova fonte de rendimento, e que bom que e', a musica! O Noel fala-me de comer musica! A musica tornada em prego em pao e pastel de nata!

No comments: