08 May 2010

8/5 CHINA

Em Namo, dois dias depois de ter falado com o ultimo falang (estrangeiro), encontrei um ciclista esloveno. Vai a caminho dos himalaias chineses. Fez nos anos 90 uma viagem da Tierra del Fuego ate aos Estados Unidos, sempre de bicicleta. Falei-lhe do sonho de fazer a Pamir Highway no Tajikistao, ao que ele responde, "sim, ja la estive". Depois muitas outras historias. A melhor e' que esteve preso 4 dias no Irao tambem algures nos anos 90. Um dos dias numa solitaria! O Renato faz mais de 100kms por dia e tem equipamento para sobreviver a' neve: tenda, saco cama, roupa quente, fogao e uma bicicleta que pesa mais de 40kgs. Um futuro para mim!

Depois de duas etapas curtas de 50kms e 60kms la chegou a grande fronteira. Aos poucos os pequenos apontamentos chineses do norte do Laos tornaram-se grandes. Em Boten, a cidade de fronteira, ainda no Laos, ja so ha chineses e Ni Haos (Ni Hao significa Ola em Chines).

China

A China e' uma festa! Caracteres por desvendar em todos os cantos.
Finalmente um restaurante chines sem ser de imitacao! Tal como algumas vezes no norte do Laos, nao ha menu nem eles falam palavra de ingles. A solucao e' uma excursao pela cozinha e por todos os ingredientes. Basta apontar e aprender novas palavras! Carne de vaca com pimentos (tipo padron), couve cozida, sopa de tomate com ovo, arroz branco (quase sticky) e um bom cha gelado chines: que maravilha!!!

No comments: