06 May 2010

30/4 Vang Vieng

Depois de 155kms de paisagem campestre chego a Vang Vieng e surpresa! Foi como acordar de um sonho, a civilização estava ali no meio da minha ruralidade e cheia de estrangeiros.

Em Vang Vieng a paisagem e' exuberante, picos com formas lindas e o rio em baixo com pontes de madeira. As grutas de Vang Vieng impressionam. Uma especialmente. Depois de pedalar por uns prados com vista para a montanha, chego a um prado onde passa um rio e por baixo da ponte, o rio, mas o rio e' como uma piscina de agua azulada muito forte: a piscina natural mais bonita que ja vi.

Logo ao lado sobe-se uns degraus e entra-se num buraco na rocha, uma lanterna guia o caminho pelo escuro e pelas pedras da gruta adentro, nao ha iluminacao, nao ha bilheteira, ha so um buraco. E de repente, um espaco quase em forma de esfera formado por pedregulhos e estalactites estranhas: 30 metros de altura e 40 de largura e o que permite ver isto e' um buraco la em cima que deixa entrar alguma pouca luz. E a magia ja estaria la so com isso mas no centro, bem deitada, esta' uma estatua dourada do buda. E a magia ja estaria la so com isso mas no centro, bem deitado, estava eu sozinho ao lado do buda. Eu, o buda e uma gruta silenciosa de pouca luz.

Mas em Vang Vieng, no primeiro e segundo dia, o "cansaço" no gémeo esquerdo nao passava e senti entao o erro de ter começado a pedalar a valer de repente. Eu aguento tudo mas o corpo nao aguenta! Foram 155kms demasiados duros para fazer assim do nada, sem preparação física nenhuma. E assim, ao terceiro dia em Vang Vieng, rumei ate a' estacao de autocarros e la passaram 6 horas nas curvas ate Luang Prabang. A bicicleta no topo do autocarro talvez tenha feito a viagem, mas eu nao. De Vang Vieng ate Luang Prabang seriam 220kms de 3 ou 4 dias a pedalar por ruralidades. Que falhanço! Mas aqui em Luang Prabang ha ainda bicicleta, muita vontade e muito norte ate ah china! E ha massagens também que custam os olhos da cara! Uma hora sao 2,8eur!
(fotos roubadas)

No comments: