06 May 2010

5/6 Luang Prabang - China

Um update, escrito on the line...

De Luang Prabang a Pak Ou foram 40kms. 10kms em terra batida. Muito bom pedalar assim! Depois de 2 horas em busca de guesthouse na zona, "dont have" vezes 40. Muita gente a oferecer a sua casa ou diria, cabana! Acabei a dormir numa esplanada de restaurante com vista para a juncao do Nam Kong (Mekong) com o Nam Ou para as grutas Pak Ou, a grande atracção turística da zona com centenas de budas.
Indescritível! Acordei as 6 da manha com o Mekong! Dai foram 90kms para Pak Mong, pedalar das 7am as 5pm, bem devagar para nao ferir os musculos. E mais um dia rural cheio de sabai-dees...

O encontro com a natureza, o rural e o exercício físico violentíssimo tem efeito rapidíssimo. Uns poucos dias a pedalar e ja nao sou o mesmo. Violentamente relaxado e a pensar no futuro.

O que sera do futuro, o que será da China e depois? Ah, portas abertas! Soubesse eu abrir portas a serio. Tudo e' possivel em mim. Deixo-me, em exaustoes, sonhar, deixar ver que linha constroi este cerebro. Que risco posso fazer eu neste mundo? Que posso eu escrever? Que vou eu inscrever?
E havia sempre aquela ideia de que temos de sonhar 1000, planear 100, tentar 10, e quando fizermos 1, ah tanto que fizemos!!!
E ha tambem aquela frustração de nao ser grande coisa. Ah, fosse eu um grande genio de cortes vorazes! E assim embato nos meus limites (nem sequer vejo o mil). Mas vou acabar por fazer um ou dois... e, mais importante, vou caminhar ate la, vou tracar essa linha e' certo. E vou querer tracar a linha e todos esses multiplos componentes "do que se ve antes e do que fica depois do evento": o simples traco. Os multiplos componentes do simples traco. Ha muito mais do que um simples traco num simples traco, quer espacialmente, quer temporalmente. Como no Variacoes, por exemplo.

Voltando ah realidade, resumidamente, o Laos e' o fim do mundo! Pequenas aldeias e depois vilas que vivem do transito da estrada principal que vem da China. Uma mini cidade a 100kms da fronteira onde ja se ve muito chines. Suponho que o Laos seja parecido com o Myanmar. Um fim do mundo onde la vai chegando agora o desenvolvimento com traços chineses. Para que o desenvolvimento? Para desenvolver a praga? Este bicho homem, ah esta grande praga! Esta por todo lado! E o pior e' que vou ter de levar esta ideia ao extremo: ah chines amigo!!!

Amanha ou depois (faltam 100kms), a fronteira e CHINA!!! Yunnan! Yuan! Han Yu! E tudo o mais!

No comments: