04 May 2010

22/4 Vientiane

Em Vientiane, capital do Laos, espero pelo meu VISA chinês e preparo a viagem pelo norte do Laos ate a' China. Uma novidade: uma bicicleta.
O Laos e' um pais pobre do Sudeste Asiatico. Um pais que abriu as suas fronteiras aos turistas ha uns 20 anos. Um pais esquecido na ocupação Francesa. Um pais que aos poucos encontra o seu desenvolvimento e o seu turismo. Um pais verde...
Passo seis dias na mais vila de todas as capitais que conheço. Vientiane e' em muitos aspectos semelhante a Dili, em Timor. Nao ha grande transito, ha o mar sem praia, ha clima tropical, ha restaurantes para estrangeiros (falangs aqui, malais em Timor) e restaurantes para os locais, ha muitas embaixadas muito perto e nao ha prédios. Mas ha menos taxis e mais tuk tuks, ha menos jeeps da UN mas mais carros modernos. Ha aqui mais passeios do que em Dili. Ha muitos templos com budas. Mas em ambos, ha, acima de tudo, calor, humidade e subdesenvolvimento.
A bicicleta custou uns 100 dolares e depois foram mais 150 dolares em acessórios (luzes, capacete, luvas, cadeado, kit de reparação de furos, câmara de ar suplente, chaves de afinação, bomba, elásticos para prender a mochila, calces, óculos de sol, mapa, impermeável e impermeável para a mochila). Agora vai custar as pernas pedalar montanha acima ate a' China.

No comments: