22 March 2010

Hammam em Amman

Amman e' uma seca dizem todos os viajantes. Passei dois dias a tentar encontrar o seu encanto. E' a capital da Jordânia, e' uma cidade rica e pacifica. E', nota-se, uma cidade de segundo mundo, mas com muitos traços de grande desenvolvimento, por exemplo, o quarteirão residencial mais rico.
Lembrei-me em Amman do tipo Egípcio de 30 anos que se ia casar em dois meses e me dizia: "My wife is just for me. I cover it." e sorriu. O "it" não deve ter sido só um erro de inglês. A coisificacao da mulher...
Foi também em Amman que alguém me perguntou: "Do you speak Portuguese?" e eu respondi "No, I speak Brasilian". Fiquei eu mais confuso do que quem ouviu.
Foi em Amman que comi num restaurante com sala de famílias (que inclui grupos so de mulheres ou famílias) e outra sala para machos (grupos de homens). Aqui comi o milionésimo shish tawook. No restaurante, o estilo fez-me viajar ate a' Índia, semelhantes os copos de metal, os pickles, o comer com as mãos, os muitos empregados. It's a middle level second-world restaurant.
No hostel estavam 10 japoneses e eu. Uma rapariga Japonesa, um filosofo Japonês que falava de Heidegger, e um pintor que me mostrou as suas obras de viagem! Oleo sobre tela em viagem! Um trompete colorido e muitos outros. Um artista japonês que procura o profissionalismo.
Foi em Amman que fui ao primeiro Hammam: o banho turco não dava para entrar de Tao quente, o body scrub foi feito por um Egipcio, a massagem por um Iraquiano, o jacuzzi queimava e so 15minutos depois e' que deu para entrar. E com tanto relaxamento só ouvia a voz do gerente no imperativo, do this, do that, now go there, now sit down, now stand up... e havia um sumo não sei de que' que purificava... ah, Hammam em Amman.
Depois do Hammam foi tempo da zona dos bares modernos onde comi pizza e ouvi estudantes falarem inglês. Havia também em Amman um Escocês de ferias na Jordânia que vive numa caravana na Holanda, há 30 anos. E há o Alemão, Wolfgang, casado com uma Peruana e com um filho de 16 anos. Tem 53 anos e diz que já foi a quase todos os países do mundo. Ah, ja' foi 20 vezes a Cuba...
Tambem houve mezze, cerveja e grandes-bretoes viajantes (como em todos os cantos do mundo):
amman

No comments: