23 March 2010

Welcome to Palestine

Depois de 3 semanas no Egipto e na Jordania, vulgo, medio oriente, estava tudo pronto para o grande embate. O pais da discordia, ou apenas, o territorio da discordia. No Medio Oriente ouve-se o chamar das mesquitas, as bandeiras e passaportes tem o verde, vive-se no deserto e usa-se aquele lenco vermelho na cabeca. O lenco aos quadrados preto (a la Yasser Arafat) e' da Pasletina. A Palestina. Foi do mundo arabe que eu cheguei a' Palestina.
Mal se deixa a Jordania com o mar morto ali ao lado comecam os checkpoints e as verificacoes de seguranca. Antes de mais, uma bandeira branca com uma estrela azul. No meio do oriente, uma bandeira com a estrela de David. Verdadeiramente chocante aquelas bandeiras com a estrela azul. E, logo depois das bandeiras, as metrelhadoras. E' uma bandeira guardada a tiros. E' uma bandeira potente, como nenhuma outra. A bandeira plantada em teritorio inimigo. E nao e' um invasor! E' alguem que nao existe senao ali... talvez. E assim comeca o problema.

Na fronteira, esta a' entrada de Israel, de calcas de ganga e tshirt. Tem uma tshirt e uma metrelhadora. Nao, mas eh que o dedo esta no gatilho. Olha para mim, eu para ele: "Sit down".
Bem, nao vou exagerar, foi simples a entrada en Israel: um interrogatorio de 10 minutos sobre de onde venho, para onde vou, o que faco, se conheco alguem em Israel, simples.
A maioria dos membros da policia sao raparigas de menos de 25 anos. Algumas vestem roupa informal ocidental. Sao bonitas e muito serias. Estranhissimo.
E se no passaporte e nos policias vem Israel escrito e nas bandeiras a estrela azul de david impera, o primeiro civil com quem falo: welcome to palestine!

No comments: