30 March 2010

Como partir bolinhas voadoras em pedacos

(foi um bocado escrito a' pressa, mas fica a ideia)

Poe-se uma bolinha a rolar num cilindro minusculo. Depois de abanar o cilindro correctamente a bola comeca a girar a uma velocidade gigante, atira-se a bola em rotacao para outro cilindro um pouco maior e repete-se o procedimento. De seguida atira-se a bolinha a rodar para um cilindro maior... 27km de diametro.
Depois, enquanto a primeira bolinha gira no cilindro grande (27km) a velocidade constante (por la uns imans que estabilizem a velocidade e as trajectorias das bolinhas), coloca-se outra bolinha no cilindro pequeno e repete-se o procedimento todo para a segunda bolinha mas ao atirar a segunda bolinha para o cilindro grande (27kms), atencao, a segunda bolinha atira-se no sentido contrario ao da primeira bolinha.
Depois, faz-se muito bem as contas e constroi-se uma lupa gigante (20metros por 20 metros por 40 metros) no local onde a primeira bolinha, por voar no sentido contrario, embatera na segunda bolinha. Repetir o procedimento milhoes e milhoes de vezes por segundo. Atencao que muitas bolinhas a fluirem num dado meio a velocidades gigantes deixam de ser bolinhas e passam a ser feixes (como um raio de luz se quiseres).
O resultado e' dramatico, as bolinhas partem-se em mil bocados!!!

Finalmente, enviam-se para la uns rapazes com oculos muito graduados que vao olhar pela lupa e juntar os mil pedacos com cola. Daqui a uns 10 anos, um dos rapazes de oculos muito graduados encontrara um graozinho de poeira la na confusao!!! Vao chamar a esse grao Busoum do Higgs (como em bosao mas com forte sotaque a' porto), em homenagem ao adivinho do seculo XX com esse nome. Se so encontrarem o po do costume, nunca mais se lembrarao desse adivinho...

Passaram anos e anos ate terem conseguido fazer isto. Hoje conseguiram afinar tudo e fizeram as primeiras bolas embaterem. O chao ja esta cheio de poeira! Agora e' so soltar os caixas de oculos e... toca a procurar!!!

http://www.guardian.co.uk/global/2010/mar/29/lhc-launch-live-large-hadron-collider

No comments: