17 March 2010

You know what? I love this. This is travelling.

Vou ter de comprar qualquer coisa que me permita escrever em viagem e nao em cybercafes: laptop ou iphone. De outra forma tudo se perdera. No cyber cafe nunca ha paciencia ou tempo para escrever\ descever tanta aventura. Neste blog ainda nao escrevi nada da aventura.

Um resumo muito rapido:
- o Kamel e o Hirschan (sao estudantes de direito e Contabilidade no Cairo) que me levaram das piramides ate ao centro da cidade em metro e microbuses locais. O mais giro foi o Kamel que depois de longa conversa, ao caminhar pelas ruas do Cairo me deu o braco e mais ah frente me deu a mao. Algo estranhissimo para nos. Algo muito comum para eles. As mulheres nao sao acessiveis para estes jovens de 20 anos, nunca estiveram, a vida vive-se com homens. Eu nao aguentei nem 2 segundos de mao dada :-)
- o Makmud que me mostrou o sindbad camp em Dahab, relaxado, tinha vindo passar o fim de semana de Cairo a Dahab sozinho
- o FreeLancer ingles que faz software e que se "reformou" aos 35 anos...
- o jogo de bola com o staff do sindbad
- os corais em Dahab! Snorkelling com vista para um parede de 10 metros, peixe por todo o lado
- o Mohamed e o Mustafa na paragem de autocarro que mostra o filho de 2 anos
- o grupo de 50 egipcios no acampamento em StKatherine faziam caminhadas de noite para subir a montanhas sagradas. O comportamento identico a um grupo de jovens adultos portugues religioso, resavam juntos, cantavam juntos, riam juntos, activavam juntos
- o mosteiro de StKatherine na base do monte sinai (o monte onde Moises recebeu os mandamentos de deus) ainda tem monges ortodoxos gregos e uma decoracao ortodoxa incrivelmente rica, ah volta, algumas arvores e so montanhas e deserto, ah saida as escadas da penitencia milhares de degraus que levam ao topo do monte sinai
- a paisagem, deserto com montanha em pedra: o Sinai de pedras coloridas
- arcordar todos os dias com a "call for prayers" alla uakbar, deus eh grande gritam os megafones 5 vezes por dia
- em al-milga pequena vila antes de stkatherina, a "missa com sermao" de sexta feira de final da manha eh a mais importante, inch'alla. As familias inteiras saem da mesquita que logo em frente tem uma padaria. Cada home  levam na mao sem mais nada uns 10 a 20 paes e alguns uma saca com vegetais comprados na mercearia ao lado. O pao eh beduino e bom. eu levo tres!
- os 3 voluntarios por dois anos na namibia que no final fazem a viagem por terra, namibia-irlanda
- os resorts Hilton em Dahab onde se dirigem a mim em Russo, o Egipto eh uma instancia balnear russa, a praia eh optima com agua clara e vista para a montanha, a praia eh privada mas eu consigo meter-me para la
- chegada a Nweiba mais a norte, o autocarro chega as 20h e deixa-me numa esquina escura so com algumas pessoas, nenhum carro. O ambiente e deserto em volta, eu sei que estou a 7km da vila e que preciso de um taxi. Penso em caminhar mas passa um carro. Boleia? Nao, taxi, 3eur. Um carro incrivel dos anos 50 com um painel incrivel (eu nao ligo nada a carros mas este era soberbo). Um velhote e uma velhota com o que seria provavelmente a neta, um bebe de colo. Tarabin! Tarabin? Depois de andar na escuridao la me deixou num rua escura. Sai e eles partiram. Era escuro, o deserto, ouvia o mar! Um burro na noite! Um placard Sababa! Sababa camp com cabanas a 4eur. Optimo.
- 5 minutos depois, pao com queijo, uma decoracao fantastica a 10m do mar. Uma noite calma e quente.
- 10 minutos depois, "come and meet my friends", matt, anna, faed, assan, etc, etc... 6 horas depois, todos a cantar, a Anna toca guitarra, o Matt tambor, o Faed canta musica arabe e toca semsemia, harpa esgipcia. Um sem numero de detalhes a contar.
- estava tambem la o Prassana, indiano emigrante nos states com quem conversei longas horas
- a analise da vida religiosa da minha avo e comparcao com o islao, muito poucas diferencas., a vida de uma familia hindu na india, - being an hippie, - life and behond, the purpose, etc, etc, etc
- barco de Nweiba para Aqaba, Jordania. George, 60 anos, viaja de bicicleta de Sarhm el-sheik para Manchester "my children are older than you", so fez 70kms nesse dia porque estava vento, vou ter de viajar de bicicleta em breve!
- o Navid de Manchester, Farmaceutico de ferias, origem paquistanesa
- taxi, hotel e jantar num kebab optimo em aqaba jordania, dois marroquinos e dois franceses, on parle francais

Ah, ja estou na Jordania, la suisse arabique (que voyage avec des surfeurs basques).
Ah, o titulo do blog foi o que eu disse depois de uma viagem de barco de uma hora que demorou 12 horas, no final todos se queixavam, eu passei a viagem a falar com o Prassana e o George ciclista, estava euforico! This is travelling!
Um plano: pascoa em Jerusalem!!!

Foucault and the Sinai

Tea and Sea

Nuweiba

Nuweiba Hut (Sababa)


Sooner or later...

1 comment:

Torpedo said...

Compra um laptop baratinho para não te preocupares com a possibilidade de to roubarem... "Travel light" ;)

E já agora, ou compras um com teclado em Português (coisa difícil por aí) ou fazes como eu e usas os teclados ingleses em português (tirando alguns caracteres especiais também já deves saber onde estão as teclas todas).