23 April 2010

20/4 Abu Dhabi, ate breve Medio Oriente

O adeus ao Medio Orientre e' dado em Abu Dhabi nos Emirados Arabes Unidos. E' que eu nunca soube o que quer dizer Emirados. Um emirado e' o equivalente de um principado, mas muculmano: o Emir e' o príncipe das arabias. Os Emirs sao sheikhs de alto calibre. Mais pequenos que o Sultao e que o Califa.
Em Abu, colecciono o carimbo no passaporte e la vou eu. Nao me afasto do aeroporto, so tenho algumas horas. Sao 3 da manha e estao 26 graus. E' o deserto mas nao se ve. Vejo ruas bem limpas e carros brilhantes.  Eles tem a mesma veste branca, lisa mas ja quase ninguem tem o lenco vermelho. Aqui o lenco e' branco e muitos usam oculos de sol com estilo, o que misturado com a tunica e o lenco fica engracado. Sao todos gordos! Ando um pouco em redor e ouço pássaros. Desço ate ao parque de estacionamento e ao lado um relvado. Caminho pelo relvado em optimo estado. Vejo tres sujeitos ali sentados e pouso a mochila. Tenho a sombra das palmeiras a tapar a luz artificial. A relva ainda humida da rega. O deserto em volta e o intenso chilrear dos passaros. Repito, sao 3 da manha e estao 26 graus, em Abril. Deito-me e adormeco ali no jardim do aeroporto com passaros, relva e palmeiras. Sonho com o viajante e o seu centro do mundo: aqui e' o centro do mundo, do meu mundo, o centro do meu mundo hoje! Recomecei a viagem...
Aqui sao arabes os ricos e indianos os que trabalham. Muitos indianos e alguns malaios (indochinos? tailandeses? indonésios?). Sonho com as torres ali bem perto, o Dubai tambem e a sua torre de 800metros que nao vi por pouco. Sonho com lencos que as mulheres levam na cabeca e discordo! Falo bem alto do baton que fazes a tua mulher por. E aqui volto ao centro do mundo. Nao e' do lenco na cabeca das mulheres que o ocidental nao gosta. O que o ocidental nao gosta aqui e' do Outro. So isso. E e' neste sonho tambem que faco disto aqui, deste outro, o centro do mundo, o meu eu. Eu nasci aqui e apanho agora o autocarro no sitio que sempre apanhei para a escola e temos todos lencos... e o deserto ao acordar. E ao acordar, na relva, sao 6 da manha, e' dia e o sol nasce no deserto com avioes a passar.
Dois meses de preludio Medio Oriente. Um bom preludio. Tudo se desorganiza dentro de mim e nasce uma lógica bem certa. Uma paz que traz novos planos ainda por desenhar. Esta a correr muito bem esta viagem!

No comments: