23 April 2010

14/4 Istanbul e os mapas instituidos

Depois de uma curta estadia em Gaziantep a Este da Turquia ao lado da Siria foi tempo de voar para Istambul. E se Istambul e' a porta para o oriente, so o e' para quem vem de Oeste. Para mim, vindo de Este, do Medio Oriente, Istambul soube a Europa, a Ocidente e fez sentir que a minha viagem acabou. Um estranho sentimento este. A viagem nao acabou mas chegar a Istambul foi como chegar a casa, ir a casa a meio da viagem so' pode ser mau. E logo agora que eu tinha finalmente comecado a viajar a serio...

Istambul e' fantastico. Chegou a M do Porto para uma semana comigo e logo vestimos o nosso carapuço de turistas: mesquitas azuis, cisternas com medusas, mesquita Sofia, palacio Topkapi. Enfim, sultanices aturistadas pagas a preço de ouro (a lira turca e' assustadora para quem vem da síria liria).
Em Istambul tivemos shisha que e' melhor noutros paises, cha que e' melhor noutros paises, banhos turcos que sao melhores noutros paises. Apesar de tudo, o cha de maca com shisha de maca convenceu e o banho turco (apesar de pior do que em Aleppo, bastante pior do que em Amman e incomparavelmente pior do que em Damascus) foi bom. Por isto se diz que Istambul e' a porta do oriente: para quem nao esteve no Oriente tudo isto seria maravilhoso, para quem vem de la, e' a decepção, tudo nao tao bom e 5 vezes mais caro.
Houve tambem panquecas e musica ao vivo... e um barco no Bosforo. A ponte entre a Europa e a Asia, mas Istambul e' quase todo na Europa. Com vista para a Asia certamente! Como Gibraltar com vista para Africa.

A verdade e' que eu nao quero que esta vista da Europa para a Asia exista. Existe terra e por acaso agua naquele nivel e por acaso outros pontos de agua e outros territórios com outros relevos e montanhas e portanto, outros formatos, outros mapas. Porque celebro eu este mapa? Se eu nao concordo, ou mais simplesmente, se eu nao gosto do que a maioria das gentes pensa sobre a maioria dos assuntos porque quererei eu saber o que pensam a maioria das gentes sobre seja o que for? Porque uso eu o teu mapa? A resposta e' simples, fazer o meu mapa e' uma tarefa gigante. E a mensagem aqui e' simples tambem: faz o teu mapa! Um dia farei uma revolta contra os mapas. Ou pelo menos uma revolta contra os mapas da terra. A revolta contra o virtual! Ou a revolta contra certos tipos de virtualidades poderosas! Morte a's virtualidades instituidas! Viva as virtualidades moleculares, virtualidades do momento... E se falo disto na Turquia tambem e' porque neste pais se vive o patriotismo de forma intensa. Os Turcos vivem a Turquia, nação nacionalista! E' aqui que vejo a rejeição da minha Portugalidade, do meu ser Portugues. Ser de um pais e' algo absolutamente irrelevante e, pior, e' algo absolutamente util. E depois ha este argumento sentado em "aparatos de captura". Mas isso seria uma longa historia...

The color of Pommegranade

Europe/Aisa Boat

Bright!

Blue

No comments: