16 June 2010

Sonho cancelado da' em viagem encapsulada no tempo

Havia um plano interessante para a passagem para as Américas:



Era uma viagem de 11 dias pelo Pacifico fora em cabine de classe: eu, 10 passageiros e umas boas centenas de contentores. O itinerário era Pusan, Korea do Sul ate' Long Beach, Los Angeles, USA. Depois de vários contactos com quem me poderia vender o exótico bilhete, entendo que as três semanas de espera pelo VISA Americano e pela viagem (as partidas sao quinzenais) seriam longas e caras, nao estivesse eu no Japao. Foi um plano bom de manter e a verdade e' que ja estou arrependido de ter trocado os 2500eur que a brincadeira me poderia custar por um voo entre Osaka, Japao e Seatle, USA.
Ha sempre esta relação com o mar paisagem, quadro que mexe e dai um devir marinheiro. Era esta a oportunidade. Ficou no Japão este grande devir, o devir marinheiro, o devir marítimo.


Em Osaka, a sul de Toquio, fico num capsule hotel. Este capsule hotel e' o sitio mais estranho que vi em toda a viagem. Na recepcao pagamos e deixamos os sapatos, na sala de lockers deixamos a mochila e vestimos um pijama bege (opcional), subimos a' zona dos quartos e encontramos as capsulas, bege:



O chão e' de alcatifa castanha clara e tudo nos da' a impressão de estarmos numa nave espacial. Na sala comum há sofás, maquinas de jogos e revistas manga. Todos os guests estao de pijama bege, todos estão sozinhos, ninguém fala com ninguém, as televisões ao fundo estão em silencio, alguns guests usam as poltronas confortáveis e auscultadores para dormir ou ver televisão. Outros comem ali os noodles tirados da maquina de vending. Descemos mais um andar e chegamos a' sauna, tiro a roupa toda e entro na sala de banhos, vários homens nus estão sentados em potes pequenos em frente a espelhos e chuveiros muito baixos. Todos se lavam. Eu entro numa sauna muito quente e vejo ai o jogo do Japão no mundial de futebol. Saio e enfio-me num tanque de agua fria, depois num jacuzzi e depois sento-me em frente a um dos espelhos e uso o chuveiro para me lavar como os outros homens. Desde que deixei a recepção, não ouvi uma única palavra! Aqui ninguém fala e parece que estou entre homens mecânicos de pijama bege ou corpos nus. Este homens só podem estar tristes! São membros da praga humana, não te'm espaço e perderam as suas aptidões emocionais!? Um exótico Japonês.
O delicioso okonomiyaki ao jantar ajudou a tirar a esta noite um pouco deste sabor a artificial.







O voo parte de Osaka a's 18h. São 10h de viagem, vou chegar as 4h da manha do dia seguinte! Ah, não, se e' para Este são +8horas, logo, vou chegar as 12h, meio dia, do dia seguinte. NÃO, a linha magica do nosso calendário falso leva-me para -16horas! Vou chegar ao meio dia do dia da partida. Viagem no tempo de 10h que me leva 4 horas para trás!

E assim me deixo de niponices, ate' ja' Ásia!

No comments: