10 June 2010

Tokyo - Mushi, mushi!

Uns minutos depois da chegada a Tokyo, na casa de banho, já há sanitas inteligentes e, depois da descarga automática, alguém diz do outro lado: Mushi, Mushi! (e' assim que os japoneses atendem o telefone). De seguida, em busca de um autocarro, ja todos me dizem Arigatou e abanam a cabeca para a frente e para trás, movendo o pescoço daquele forma que so os japoneses sabem fazer. E depois os policias sinaleiros que nao so abanam a cabeca como me fazem venias quando passo. O impacto e' brutal!


O autocarro para o centro da cidade e da noite acaba mesmo no distrito do sexo de Tokyo. E logo abaixo, um dos maiores distritos de compras. E, se na maior cidade do mundo ha arranha céus e lojas modernas, ha tambem entre 35 millhoes de pessoas, bairros e quarteirões de cidade pequena, com casas com um so andar e de pe direito minúsculo, onde todas as portas sao mais baixas do que eu. E tambem aqueles mini restaurantes onde se comem noddles, ou sushi ou arroz numa das milhares de variacoes.





Em Tokyo ha muitos restaurantes mas quase nenhum e' de Sushi! Os restaurantes de Sushi sao especializados. E' tao importante o Sushi como o bacalhau em Portugal!? E se o mundo inteiro se viciasse em punhetas de bacalhau como se viciou em sushi? Bem, para alem do Sushi ha mil coisas, desde estufados a todo o tipo de carne com gordura em cima dos noodles, aos ovos escalfados com arroz (o meu favorito), tempuras de todo o género, dumplings maravilhosos, yotomiaki (primo dos crepes, omeletes e pizzas), e claro, sake' (que e' simplesmente a palavra Japonesa para álcool)!

Kimono na rua e Samurais no museu:



















10kms a correr pelas ruas de Tokyo de casas pequenas mas tambem de torres modernas e parques:


































Pachinko e o cruzamento mais movimentado do mundo:



Templos com pedidos aos deuses e celebracoes publicas:






No Japao bato a cada dia recordes de "o mais caro X que alguma vez adquiri". Comecou no hotel por 110eur a noite que ainda por cima foi curtíssima, das 3 da manha a's 10h (checkout). Eu sei que muitos de voces ja gastaram mais do que isto, ou ate gastam regularmente, mas para quem vem de um hostel em Yangshuo por 3eur a noite, ou de Beijing onde uma cama de hostel "cara" custa 9eur, 110eur e' um absurdo. Depois "investi" 120eur numa viagenzinha especial de comboio: sao 9 horas de autocarro (40eur) ou 2h20m num comboio voador. A quase 400km/h o Japão mostra-se húmido e verde por entre as brumas. As casas baixas por todo o lado e as vilas incrivelmente simpáticas numa paisagem que, apesar de passar rápido, deixa memorias incríveis. E finalmente, num restaurante normalíssimo de Tokyo "bufo" 900yen (um pouco mais de 8 EURs) por uma pint (que nem devia ter 400ml de  cerveja) (que nem sequer era boa) que nem consegui saborear... sabia a dinheiro e esforço gasto a ganha-lo. Depois de num mês na China ter gasto 800eur, 7 dias de Japão custaram 700eur. Infelizmente, o Japão soube muito a dinheiro... kimono com cifrões, tive de fugir!








No comments: